XTerra Endurance 50K – Relato

Nos dias 11 e 12 de agosto a cidade de Mangaratiba novamente recebeu a etapa Costa Verde do XTerra – o maior festival de esportes outdoor do planeta.

Endurance 50K

A prova inclui as seguintes modalidades:
* ENDURANCE 50K – a minha escolhida!
* NIGHT RUN 18K
* NIGHT RUN 9K
* KIDS MINI CORRIDA
* SWIM CHALLENGE 3K
* SWIM CHALLENGE 1,5K
* TRIATHLON

Sob patrocínio da THE NORTH FACE Brasil, novamente a prova foi de imenso sucesso, sendo realizada nas dependências e em torno do Portobello Resort & Safari.

Parti com minha família no dia anterior, nós três corremos: eu os 50K, Nilce nos 18K e Filipe no Kids. De noite participamos do congresso técnico do ENDURANCE 50K.

01Congresso técnico ENDURANCE 50K

A prova de 50K este ano contou com várias alterações, sendo as seguintes mais significativas:
* obrigatoriedade de levar equipamentos de sobrevivência, primeiros socorros e hidratação;
* hidratação somente para abastecimento de equipamento (sem copinhos descartáveis) e somente nos Kms 13, 26 e 40;
* adiantamento de 2h na largada (de 16h para 14h), possibilitando maior luz solar na prova;
* aumento de tempo imite (de 8h para 10h);
* alterações no percurso (tornando-o mais rápido).

Após o congresso e encontro com amigos que participariam do evento, fomos comer, deixar tudo pronto e descansar.

No dia da prova podemos fazer tudo com calma e aguardar a largada às 14h.

02Chegando à Arena da prova

O sol estava bem forte e prometia castigar bem os atletas do Endurance 50K antes do anoitecer. Enquanto à noite o frio chegava bem rápido também, também se tornando um incômodo.

03Toda família correndo no XTerra

Antes da largada os atletas tinham que passar numa sala para serem checados os itens obrigatórios.

05Checagem dos itens obrigatórios

Era efetuada uma perfuração no cartão de controle fornecido pela organização, que devia ser levado pelo atleta durante o percurso. Também foi fornecido no kit uma head lamp.

16Head lamp e cartão de controle ENDURANCE 50K

Este cartão também possuía campos que deveriam ser perfurados antes da largada:
* Retirada do identificador;
* Apresentação do atestado médico;
* Apresentação do termo de responsabilidade;
* Retirada de kit;

Além de dois postos de controle, durante o percurso.

O atleta tinha que chegar com todas as marcações efetuadas e entregar o cartão no final da prova.

17Itens a serem checados

Desta vez tive a companhia de meu parceiro Marcelo Sampaio, no desafio dos 50K, muito bom ver os amigos encarando desafios grandes com alegria.

06Na companhia de Marcelo antes da largada dos 50K

Dada a hora da largada cerca de 100 atletas se alinharam para o ENDURANCE 50K, ainda tive a oportunidade de fazer uma entrevista antes da largada para o programa Esporte Espetacular da TV GLOBO.

08Cerca de 100 atletas para os 50K

Agora estávamos prontos para enfrentar 50Km de muita trilha, lama e montanhas, com início sob um forte sol e final na noite fria.

09As 14h em ponto foi dada a largada!

Iniciamos por uma estrada asfaltada que logo depois virava de terra. Fui perto das líderes no feminino (Manuela e Rosália), o ritmo era de 4’30″/Km, que foi mantido até o Km 10.

Neste ponto o plano dava lugar a forte e enlameada subida do oleoduto (já conhecida da prova do ano anterior). Ainda bem que estava usando o tênis THE NORTH FACE SINGLE TRACK HAYASA.

Agora era hora do coração bater BEM mais forte numa sequência de várias subidas e descidas fortes por cerca de 3Km. Neste ponto – Km 13 – vi que não estava muito bem, parceria que o sol forte revirou a comida no estômago e as pernas estavam pesadas (sentia que os treinamentos fortes para a Olimpíada Profissional que estava treinando no quartel agora pesariam). Deixei as meninas irem embora e diminui o ritmo para ver se melhoraria em seguida. No entanto, depois de um trecho plano teríamos pela frente uma serra de 5Km  de subida de asfalto.

No ano anterior, esta subida não era asfaltada, e sim de muitas pedras irregulares, mas mesmo assim fiz ela toda correndo, porém este ano não deu, tive que andar várias vezes, mas ainda na esperança que logo melhorasse.

No Km 20 era o fim da serra – posto de controle para marcação do cartão – e uma forte descida irregular. Que bom a luz solar, pois ano passado foi no escuro esta parte, agora era tudo às claras!

A longa e dura descida foi em bom ritmo, mas ao chegar ao plano não consegui manter o ritmo planejado, fui assim até o Km 26 no posto de hidratação.

Lá abasteci minha mochila e me sentei jogando água gelada na cabeça, senti a pressão baixar mas fui em frente, porém 1Km à frente parei num carro de apoio e tive que ficar uns minutos tentando vomitar. Sem sucesso vi vários atletas passarem. Depois segui em frente, ainda na esperança da melhora posterior.

Fui seguindo pela íngreme subida – a mesma grandiosa da ida – agora no caminho inverso. Até que alguém me fala: “Marcelino!”, então outro atleta também olha para trás e me reconhece, era o Nilton Braga então conversamos um pouco. Eles contavam admirados de como se espelhavam em mim e liam minhas histórias aqui no site. Me deu até orgulho. Gostei muito mas disse para eles seguirem em frente pois hoje não estava bem. Me falaram que iam mas sabiam que eu os alcançaria depois.

De fato, ficamos trocando posições por um longo tempo até o final da prova.

Ao final do grande sobe e desce entramos novamente em algumas trilhas fechadas, o relógio se aproximava das 18h e era hora de acender a head lamp. Fui seguindo pela trilha escura e com lama até o Km 35 – posto de controle com marcação no cartão – agora se juntou a mim uma multidão de corredores do 18K que largara pouco antes, mas estes estavam bem mais rápidos e serviram como estímulo, assim fui até a placa dos 40Km, ora ou outra alguém reconhecia que estava fazendo os 50K e dava incentivo.

Ao chegar à marca do Km 41 minha esposa me alcança, já tínhamos previsto que ela não iria chegar e mim e eu que iria a esperar na chegada, mas não deu certo. Falei o que tinha acontecido e pedi para ela seguir o ritmo, e foi. Agora passava por nós mais uma grande multidão de corredores do 9K que acabara de largar. Agora teria muita companhia até o final da prova, mesmo assim fiz uma grande parceria com o Nilton e fomos conversando muito até o final da prova. Quando eu não me sentia bem ele me acompanhava na caminhada e eu fazia o mesmo por ele.

Assim chegamos ao final do ENDURANCE 50K, com a marca de 6h01min32seg, muito feliz, mesmo não conseguindo melhorar a marca, que poderia ser abaixo de 5h. Sei que cada dia é um dia e hoje não foi um dos melhores para fazer um bom tempo.

18

19Mais uma ULTRA conquista

Nilce completou os 18K em 1h59min57seg, agora era hora de descanso para nós para no dia seguinte Filipe fazer a corridinha dele.

10Instruções final para Filipe antes da corrida

E com muita alegria e agitação centenas de crianças, divididas por idade, fizeram suas corridas dando os primeiros passos para seguir o caminho dos pais, sobretudo neste domingo, comemorando o Dia dos Pais.

12Dada a largada para Filipe

Com isto todos nós completamos nossos desafios e pudemos voltar para casa felizes pela conquista de cada.

20Medalha para toda família!

Cabe-se ressaltar os kits oferecidos aos atletas, de altíssima qualidade e muito bonitos, vejam abaixo a camiseta do ENDURANCE 50K.

14

15Camiseta ENDURANCE 50K

Agradeço muito aos meus apoiadores que possibilitaram a participação nestas duas provas, sobretudo a The North Face.

The_North_Face

E aos demais apoiadores que acreditam em mim. MUITO OBRIGADO!

Obrigado também a você leitor, que dá vida a este site, com sua participação e incentivo aos meus desafios.

Não saia antes de deixar seu comentário aqui abaixo:

Até a próxima…

4 Comments

  1. Jorge agosto 17, 2012 11:21 pm  Responder

    ———\\|/———
    ——–(@@)——-
    –ooO–(_)–Ooo–
    Fala Cris, na primeira prova a organização foi showwww, porém falhou pelo segundo ano consecutivo a empresa contratada para personalizar camisa além demorar muito e ficar a maior bagunça eles nao deixaram eu colocar o meu nome e ultramaratonista na camisa e vejo que vc conseguiu e entao solicitei que colocasse só ultramaratonista e na hora de imprimir o cara ficou enrolado que acabou enroscando na impressora e saiu tudo errado como estava demorando muito eu fui embora mas o restante foi showww…Quanto os 50Km do X Terra vc foi um herói mesmo passando mal vc completou a prova e pelo que eu li as mudanças ficaram showww parabéns pelas duas provas durissimas agora e se preparar para novo desafio lá fora, boa preparação.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    http://www.jmaratona.com
    Jorge Cerqueira
    http://www.jmaratona.com

  2. Jorge agosto 17, 2012 11:28 pm  Responder

    ———\\|/———
    ——–(@@)——-
    –ooO–(_)–Ooo–
    Complementando a msg anterior pelo que eu vi na foto nem todos correram com os itens obrigatórios que a organização solicitou, deveria ser mais rigidos e parabéns também para a Nilce e ao Felipe por também ter concluído os desafios agora Cris faltou a foto de vcs 3 juntos com suas conquistas…hehehe.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    http://www.jmaratona.com

  3. Everaldo Motta agosto 17, 2012 11:32 pm  Responder

    Legal Marcelino, parabéns a familia de corredores.
    Abraços,
    Everaldo

  4. Teddy Jones agosto 22, 2012 2:03 am  Responder

    Parabéns Marcelino,
    Duas provas e virando forte hein…
    Quando vier para SP me avise quem sabe não fazemos um treino juntos.
    Abraço !
    ps. eu também corri os 21K da ASICS para 01:44:50 hs…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *